segunda-feira, 2 de maio de 2011

REFLEXÃO ESTÉTICA

O projeto está sendo desenvolvido neste ano de 2011, na Escola de Educação Básica Valdete I. P. Zindars, no município de Jaraguá do Sul,Santa Catarina, com alunos dos 2ºs  anos do ensino médio.
Partimos do principio conceitual de que beleza, gosto e arte seriam os três temas norteadores dos conteúdos. No entanto, a partir deles, se descortinam muitos outros assuntos que se anexam nessa discussão: categorias que não somente a beleza, mas também diferentes idéias a respeito da arte, da sua definição e função, outras formas artísticas e suas divergências, as questões econômicas, políticas e sociais vinculadas à dimensão da arte, e a ampliação da visão de mundo que a contemporaneidade convive são exemplos de como a Estética é um assunto importante, amplo e, ao mesmo tempo, bem delimitado no campo da filosofia.
Seguindo está linha de raciocínio, os alunos obtiveram como introdução ao pensamento estético conceitual a visão dos gregos clássicos, como Sócrates (470/469 a.C. – 399 a.C.) que vai associar o belo ao útil. Ele inaugura um tipo de estética funcional, utilitária que, se prestarmos atenção, está muito presente no nosso cotidiano; Platão (427 – 348 a.C.) Ele não se pergunta o que é belo, mas o que é “O Belo. Isso quer dizer que os objetos só são belos na medida em que participam do ideal de beleza, que é perfeito, imutável, atemporal e supra-sensível, isto é, está além da dimensão material. Aristóteles (384 – 322 a.C.). Em contraposição a Platão, Aristóteles procurando o belo na realidade. Em sua obra Poética ele constrói um manual de como se reproduz o belo nas diversas artes.
Fizeram uma visita ao pensamento estético da Idade Média, No Renascimento, com estudos de Leonardo da Vinci sobre o corpo, uma pincelada no que foi a estética moderna e o pensamento contemporâneo neste último, podemos destacar o filósofo alemão Baumgarten (1714-1762).
Nesta primeira etapa de trabalho, apenas como introdução, nos atemos ao conceito histórico e após três semanas de leituras e interpretação surge a primeira atividade.

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