sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aula de filosofia com

Marcia Tiburi

           A doutora em filosofia Marcia Tiburi esteve ontem na 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul e falou para pelo menos 150 adolescentes sobre o que é a filosofia. “As aulas de filosofia são para deixar as pessoas inteligentes. Com ela aprendemos a pensar por conta própria. Filosofia deixa a gente esperto e ligado”, disse a ex-apresentadora do “Saia Justa”, do GNT.
          A autora de “Filosofia em Comum”, “Diálogo: Desenho”, “As Mulheres e a Filosofia” e “Filosofia Brincante”, esse último em parceria com Fernando Chuí, contou que quando era criança não gostava de ler e tão pouco dos autores populares como Monteiro Lobato. “Não gostava dos livros que a professora mandava ler. Mas depois descobri que sem livros não dá para viver, a vida fica muito chata”, destacou.
          Marcia relembrou que começou a tomar gosto pelos livros quando quebrou o braço aos 13 anos, depois que leu “O Príncipe”, de Maquiavel, apesar de não ter entendido nada. “Fiquei fascinada e comecei a ler todos os livros de filosofia e, quanto mais eu lia, mais legal eu achava”, afirmou.
          Sobre a obra “Filosofia Brincante”, um sucesso da autora, Marcia falou que o processo de criação surgiu com uma pergunta: “Qual é o tipo de filosofia que pode ser feita junto com as crianças?”. “Fiquei observando as crianças com quem eu convivia e percebi que as palavras eram como um brinquedo. O que essa palavra pode fazer comigo e o que eu posso fazer com ela? Esse é um dos caminhos para fazer da filosofia uma brincadeira” contou.
          A professora de filosofia Andrea Maffezzolli, 33 anos, da Escola Valdete Inês Piazera Zindars, participou do encontro com os alunos do ensino médio, que estão estudando autores contemporâneaos. “Participar da palestra com a Marcia é ver alguém que produz filosofia nos dias de hoje”, afirmou a professora.

genielle.rodrigues@an.com.br
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3379796.xml&template=4187.dwt&edition=17487&section=1192





          Mas professora, não existe filósofos na atualidade? 
         Foi este questionamento, feito já há algum tempo, numa  aula em que discutíamos os pensamentos dos filósofos socráticos, que estimulou a ideia de participarmos nesta quinta (7),  no auditório da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, onde a escritora e doutora em Filosofia, Márcia Tiburi, falou sobre suas obras (com ênfase para um de seus grandes sucessos, que foi publicado em parceria com Fernando Chuí: “Filosofia brincante), e instigou os expectadores, incluindo aí, meus "estudantes" a pensar seus próprios pensamentos.
        Professora sonhadora que sou, também idealista em certos momentos, senti-me emocionada por termos quebrado certas barreiras como o da identidade visual de um filósofo. Para meus "estudantes" o paradigma foi quebrado. Com sua linguagem acessível, ousaria até dizer "íntima" ao jovem, instigou-os ao tão sonhado pensamento crítico e reflexivo.