terça-feira, 12 de abril de 2011

TERCEIRÃO - primeiro bimestre

 ÉTICA 

          A ética é o estudo dos fundamentos da ação humana. Por isso, nosso estudo sobre ética tem início com a virtude em Aristóteles e Sêneca. Dois autores do mundo antigo, de momentos históricos distintos e com preocupação semelhante, buscam apresentar um referencial reflexivo a seus contemporâneos para que possam atingir a excelência moral, ou seja, serem virtuosos, vivendo de forma virtuosa e conseguirem atingir a finalidade da vida humana: a felicidade.
          Porém, a busca pela felicidade passa por escolhas que devem ser guiadas pela razão. É por isso que Aristóteles insiste na idéia de buscar a mediania, ou seja, o equilíbrio nas escolhas diante das ações e emoções como critério para que o homem possa ser feliz. Sêneca, com preocupação semelhante, orienta o que o homem deve fazer para fortalecer sua alma e com isso não se obstinar diante das circunstâncias.
         A reflexão ética, no espaço escolar, examina a ação individual ou coletiva na perspectiva da filosofia. Não se trata tanto de ensinar valores específicos, mas de mostrar que o agir fundamentado propicia conseqüências melhores e mais racionais que o agir sem razões ou justificativas. 
         Após reflexão em sala, estudo de textos, slides, duas avaliações, costrução textual, o conhecimento adquiridos nas aulas de filosofia, adentraram nas aulas de artes numa produção artística na linguagem da Instalação.
           
PARA SABER MAIS:
INSTALAÇÃO

           Instalação é um lugar. A sala ou um outro espaço onde o artista realiza o trabalho é também tratado como um material. O espaço é incorporado ao conceito do trabalho. Este espaço pode ser construído, delimitando áreas dentro de outro espaço, como por exemplo, em museus ou em eventos que geralmente se realizam em grandes prédios com características de pavilhões. Mas na maioria das vezes, o artista se apropria de uma sala já existente que será transformada por seu trabalho. Espaços externos também são apropriados e transformados em instalações que repensam o espaço real. Mas em todas as situações o que se deve ter em conta é que um espaço está sendo apropriado e que se está pensando um lugar que será habitado pelo corpo em movimento.

           A instalação remete à escultura ou à arte objeto ou pelo uso do espaço tridimensional, mas deles se distingue bastante. Isto porque o corpo do espectador de uma escultura apreende suas possibilidades numa dinâmica sujeito/objeto/espaço/tempo sem penetrar no interior da área ocupada pela escultura. Exceções podem ser pensadas nas esculturas em grandes dimensões encontradas, sobretudo em espaços públicos. A escultura usa o espaço tridimensional, mas raramente oferece um espaço para ser habitado, numa relação de se estar dentro ou fora. Portanto, a instalação expande as questões da escultura. Não se trata somente de ocupar uma determinada área do espaço como as peças escultóricas, mas de se apropriar de uma arquitetura chamando a atenção para o lugar que é transformado.

           No ambiente de instalações, é sempre exigida a participação direta do espectador na exploração do espaço da sala pelo deslocamento de seu corpo entre os dispositivos, numa espécie de "presença cênica".

 

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: Os alunos foram instigados a conceber uma instalação com o tema "ética" . A seguir, registro do dia da exposição.
        




      







































" muitos resultados ao final da exposição; um deles a escada quebrada"




PARA REFLETIR: sempre da realização de um projeto como este, devemos nos ater a faixa etária dos visitantes da exposição, aqui estamos relatando trabalhos realizados em uma escola, que possuem alunos dos quatro aos dezoito anos. Se não houver embasamento teórico, estudo e reflexão sobre o que se está fazendo, ao invés de fruição, o resultado poderá ser catástrofico. Saliento ainda que não estamos em uma galeria de arte, em que todas as possibilidades podem ser exploradas, mas numa escola, nesta o objetivo central deve ser sempre os educandos.