sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O dia que a filosofia saiu da sala de aula

O tema do currículo do terceiro bimestre é ética e moral. Olho para meus alunos de terceiro ano do ensino médio, e percebo que nossa caminhada “juntos” está chegando ao fim. E como não posso adiar a despedida, programei o bimestre das nossas vidas, “nossas” sim, pois o professor tem esse leve defeito de se realizar com o aluno.
     Iniciei com os conceitos de moral e ética de Viviane Mosé, seguindo com Leonardo Boff. Fizemos dinâmicas em sala, com elementos da meditação budista, discutimos e criamos filmes em duplas sobre assuntos polêmicos e atuais dentro da bioética como, aborto, experiência com animais, clonagem, eutanásia, transplante de órgãos entre outros. Individualmente, os estudantes escreveram artigos, indicando os conceitos, os diálogos e vídeos estudados em sala. E como última atividade, solicitei que em grupos, retirassem a filosofia da sala de aula, através de uma intervenção pública. Sim, isso mesmo. Os alunos deveriam levar para a cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, município sede da escola, através de uma Intervenção, modalidade está das ates visuais, os temas e conceitos apreendidos em sala. E foi assim que tudo aconteceu.
      O dia em que a filosofia saiu da sala de aula, e foi parar num hospital infantil e durante uma tarde inteira, alunos dividiram ali, angústias, dores e alegrias, e foi parar também num lar para idosos, e em entrevista direta com os mesmos, fez da moral estudada em sala mais viva e compreensiva, e foi parar no parque da cidade, num domingo de manhã, entregando balões brancos e chamando as famílias para conversar sobre a moralidade do nosso país, e foi pra praça, em quatro trabalhos distintos, falando sobre o maltrato aos animais, vestidos como maltrapilhos, entregando imagens dos animais usados em experiências e pedindo socorro, falando sobre a reciclagem, uma aluna vestida de mamãe Noel, em pleno sete de setembro, entrega brinquedos produzidos por ela com garrafas pet, abrem-se discussões aqui referentes aos valores sociais em relação ao consumismo e a moral, e olha que teve pais devolvendo os brinquedos, pois “ninguém dá nada de graça”, teve doação de abraços grátis, e muita emoção de pessoas que não se sentiam acarinhadas a muitos anos, e teve também um grupo de alunos ouvindo quem quisesse falar, e um anônimo falou, tanto que os conceitos existenciais de alguns foi abalado e assim o questionamento se fez, se transformando em filosofar. Teve também trabalhos na escola, como rodear a escola com balões, uma metáfora para tirar a escola, o sistema educacional do seu eixo.
    Nestas atividades, mexemos com a sociedade, até entrevista para jornais da região foram dadas, incomodamos professores e a direção na escola, deslocamos a família, e transformamos os conceitos em conhecimento prático, foram 200 alunos envolvidos, 17 trabalhos em diversos locais da cidade, e uma professora realizada.

REGISTRO DAS ATIVIDADES

 Intervenção - ética com os animais.

Equipe pronta para o trabalho: Intervenção - ética com os animais.
Iniciando as atividades


Colagem com fotos de animais utilizados em experiência ou maltratados e frases de conscientização.

Elementos que também foram afixados

Ao final de tudo, a conclusão de que poucos se importam, animais são descartáveis, utensilio substituível, a equipe ficou transtornada com esse pensamento que foi proferido quase que de forma geral pelos passantes e ouvintes. 


Intervenção - mudando o sistema



Algo diferente ocorreu nesta equipe, foram tomados por um desejo de realizar a atividade, que até membros de outras equipes , ajudaram na execução do trabalho



Durante a montagem mesmo, os passantes questionavam o motivo dos balões, e eles explicavam prontamente e faziam questão que um balão fosse retirado,
dentro havia uma mensagem.


Movimentar o sistema, a inlfuência política dentro das escola, nomeação de cargos, engessamento de conteúdos, eis os temas aqui levantados.

...é como se os balões pudessem tirar a escola do lugar, mexer com seu eixo, afinal já que o sistema não muda, nós mudamos a escola de lugar...

Intervenção -  Recicle


Foi instalado nas residências, sacos de lixo com instruções, bem como horário do recolhimento e forma de reciclagem, um contraste com o ambiente...
...que outrora estava assim...

Intervenção - Questione-se












...aqui o encontro com a atividade de um outro grupo que falava da ética com os animais.

VÍDEOS PRODUZIDOS








PUBLICAÇÃO SOBRE OS TRABALHOS