terça-feira, 13 de setembro de 2011

DEUS, uma dúvida, uma certeza ou uma negação?

Após estudos em sala sobre:
- Kant e Hume, pensando a crise da razão;
- Platão e Aristóteles e o problema do mal;
- Ateísmo - as vozes que negam a Deus
- Sartre, Nietzsche, Heidegger.
Os estudantes fazem seus apartes:

Segundo Hume e Kant, Deus não é um fato é apenas produzido pela mente e pela imaginação das pessoas. Eles não negam a possibilidade de uma realidade espiritual e de Deus, mas falam que não chegamos a ele pela razão. Eles acreditam que nós somos incapazes de entender ou definir Deus.
Para mim, Deus não é totalmente um fato, pois ele não é “real” ele é como se fosse algo imaginário. Eu acredito em Deus, porque minha família me ensinou isso, e quem passou isso para minha família? A igreja.  É certo que muitas pessoas não crêem, e outras acreditam de maneiras diferentes. É claro que não podemos provar a sua existência, isso é algo que ninguém nunca provou e ninguém certamente nunca irá provar, mas com a fé de cada um de nós acreditamos que ele realmente existe. Concordo na parte em que eles falam que deus é produzido pela nossa mente e pela nossa imaginação, porque como não temos a prova de sua existência, Deus é uma parte mais da nossa imaginação do que da nossa realidade. Há muitas pessoas que não acreditam ou não acreditavam em Deus, mas em determinadas religiões a igreja influência muito na mente das pessoas fazendo com que elas acreditem em Deus acima de tudo.
Como Kant e Hume diziam, não chegamos a Deus pela razão e isso é outro aspecto que eu concordo, porque ninguém vai ter a razão de dizer que ele existe, pois ninguém irá provar. Não que eu não acredite, mas ninguém tem a certeza. E se não fosse Deus, de onde viriam os milagres? Por isso, ninguém pode negar que ele existe também.
E realmente, somos incapazes de entender ou definir Deus. Pois ninguém aqui que está vivo o viu, ninguém o conheceu. A história de Deus foi contada por pessoas que dizem ter convivido com ele. Como podemos saber que o que eles falavam era realmente verdade? Quem não pôde os criticar dizendo que estavam mentindo? Como acreditar em tudo que está escrito na bíblia, se nós não vimos, se ninguém nunca provou? Assim, não podemos dizer que ele foi de tal maneira, que ele fez tantas coisas por nós, nem que ele realmente existe... Porque Deus vem mais de nossa mente do que de nosso coração.
 Jenifer Luana Gasparetto - Série: 2ª02

                   O conceito de Platão e Aristóteles: É a única realidade, o mal tem consistência é apenas uma ausência de Deus, é apenas o nosso Livro Árbitrio. Eu concordo, pois a ausência de Deus, faz com que algumas pessoas não tem em o que acreditar, em o que ter fé, e nisso acabamos tendo duas escolhas... bem ou o mal, quando as pessoas não tem em o que se expor, em o que concluir a sua vida, as pessoas acabam fazendo o que bem entender, sem regras... e nisso acaba fazendo o mal pra outras pessoas.
Barbara Kuroli Giombelli - 2º ano 02


     Da idéia da não existência de Deus, surgiu o Ateu. Não acreditar em Deus já se tornou uma crença que muitos filósofos pregavam; o Ateísmo. Como todos querem uma resposta para a morte, o Ateu mesmo não crendo em Deus, para ele quando uma pessoa morre, tudo acaba. 
     Em minha própria opinião eu creio na existência de Deus; como um ser superior que criou todo mundo e nos proporcionou a oportunidade de vivenciar ou experimentar o bem e o mal, e com isso firmo meus princípios e fé. Pra mim Ateísmo é uma questão de opinião pessoal e particular, é uma negação sobre a idéia de um Deus. Tudo o que há hoje em nosso planeta tem que haver uma explicação, não estamos aqui por nada; tudo o que há teve algo que impulsionou para que tudo esteja em seu devido lugar, apenas uma explosão não pode ter construído tudo o que vemos e as pessoas com que convivemos.
                                                             By: Isabela Andrade - 2° ano 01

Nos vivemos o mal do nosso ponto de vista?
      Para mim o mal não existe, isso acontece com a ausência do bem  que todas as pessoas tem consigo, mais muitos não expressam isso da maneira correta.
      O mal nunca perdera a existência, pois em nossa sociedade há muitos ainda que não tem compaixão com as pessoas, querem só poder e o bem mais precioso do mundo a VIDA não dão valor, aonde o mundo vai para? Isso é uma questão que ainda não teve uma responda.
     As pessoas nascem com uma capacidade muito  especial que é o dom de sonhar, pois em João 14:13 o própria Bíblia declara que o que a Palavra de Deus ensina “ E tudo quando pedir em meu nome eu farei, para que o nome do pai seja glorificado”. Quando uma pessoa acredita em algo tudo para ela se torna diferente, as criticas, os olhos para olhas as qualidade e defeito das pessoas.
     Para mim Alerson, esse foi o meu ponto de vista sobre o pensamento de Espinosa, desculpa se teve palavra não ditas.

                                                    Alerson Lucas Gonsalves - 2 ano 02

Hume e Kant
       Eu concordo, em parte, pois seus argumentos são sensatos, o homem é incapaz de provar e definir Deus, só nos resta a dúvida, exatamente como diziam Hume e Kant.
       Deus não é um fato, ou seja, não é possível provar sua existencia.
      Apenas discordo da idéia de não haver nenhum ser superior ou alguma alegoria do universo, afinal "algo" criou o universo e o ser humano, apenas não é possível afirmar o que é que fez isso.
Marcelo Vogel

Conceito de Feuerbach: Deus é a criação da nossa imaginação,
                                               a projeção do que o humano quer ser.     Opinião: Eu acredito que seja, pois tais pessoas não conseguem viver normalmente sem saber que serão recompensadas no fim de sua vida, e elas precisam de algo divino em que se apoiar, algo para lutar que seja além das conquistas da vida.
     Então elas criaram um ser que seja perfeito, algo em que se espelhar, mas não que ele necessariamente exista. Mas isso foi o suficiente para o surgimento de conflitos históricos e alienações mórbidas que se agravaram ao longo da história.
                                     Lucas Wormsbecher

A Respeito do pensamento de Espinosa:
O mal é a ausência do bem. Todas as pessoas tem o bem em sí, mas nem todas continuam sendo pessoas boas, pois a sociedade e o mal que há na terra, acabam influenciando as pessoas a cometerem coisas absurdas. Eu confio e Acredito em Deus, com Deus em nossa vida, as Dificuldades, escolhas etc... ficam muito mais fáceis, Ninguem nunca viu Deus, de fato, mas Deus se manifesta de várias formas pra gente, e é um sentimento maravilhoso quando se está perto de Deus, eu pude ir em um retiro, e sentir de verdade, como é essa sensação, é uma coisa inexplicavel, e acredita quem quer, e pra isso é preciso ter  fé e perseverar, por que Ele ama a todos nós, e morreu por nós, isso é a maior prova de amor que existe, então eu nao tenho dúvidas, Deus esta comigo, e sempre estará, amém.
Nicolas Henrique Poffo

Hume e KantEu concordo plenamente com a ideia desses dois,
o homem não pode provar que DEUS existe, não pode
definir DEUS.
Cada pessoa tem a sua religião e, se quiser acredita
ou não em DEUS  como bem entender. As pessoas acreditam
em DEUS pela fé, DEUS existe pela imaginação das pessoas,
pelo sentimento.
Na minha opinião DEUS existe, ele está em
todos os lugares ao mesmo tempo...
Quando estamos na escola, no banho, viajando,
dormindo, comendo, nos momentos mais difíceis e nos
mais fáceis.
Dilan Neckel
 
          Hume e Kant acreditavam que deus havia sido criador pelos homens, ele é produzido apartir do sentimento e da nossa imaginação. Eles nao negam a possibilidade de uma realidade espiritual e de deus mas é impossivel chegar a conclusão disso pela RAZÃO. Concordo com eles, impossivel provar a existência desse ser primeiramente por que eles dizem que fomos nós que o criamos, não há nem um porque de tentarmos então achar um meio de provar a existencia de um ser que NÃO existe é perda de tempo. Pessoas peguntam quando dizemos que deus não exitse "Então como o mundo foi criado?" e blah blah blah, na minha opnião tudo sempre existiu, tentem imaginar o nada, se conceguirem me expliquem como.
Alex Amorim

Hume e kant!
 Queria ter respostas para tudo oq acontece no mundo, pessoas  SENDO estupradas gente morrendo,e nessa hora aonde esta DEUS!isso  so gera sofrimento nas familias.sendo assim aquela pessoas q tanto acreditava em deus acaba ficando desanimada e acaba abandonando a igreja ou até fala q deus não existe .Sera se o ser humano é capaz de provar e intender ou definir deus ?
Bruna Luisa Silvério.
 
     Eu concordo com o Platão e Aristóteles: " é a única realidade, o mal não tem consistência, é apenas a ausência de Deus. É o fruto do nosso livre-arbítrio".
     Concordo com isso, porque uma pessoa que não cre e não acredita em Deus, logo ele vai criticar a sociedade, expor suas ideias e pode haver um conflito.
     A pessoa tendo Deus, acreditando nele, vai ter uma vida mais tranquila, mais harmoniosa, acreditando em si, achando que tudo é capaz, que é só uma questão de querer, lutar e conquistar.
     " O bem sempre está conosco, é só uma questão de saber usá-lo".
     Eu não concordo com Sto Agostinho:" Deus é o bem supremo".
     Não concordo com ele, porque existe mais coisas. Deus é o centro de tudo, mas existe mais, e ele não é a única razão, o único motivo da existência.
     Acreditamos em mais coisas, vivemos mais coisas, temos mais escolhas,mais motivos para viver, para estar aqui.
     Temos nossa família, nossos amigos, a escola, o trabalho, a vida. E isso é o que nos dá mais razão, mais vontade, mais força para viver.
Leonardo Fabiano
 
      A visão de Santo Agostinho é correta, seu pensamento é parecido com o meu e cada um faz a sua opinião. Deus é sim um ser supremo.
Diego Pessate
Priscila Salvador

       Nós apenas vemos o que queremos, como espinoso diz "nós vemos o mal do nosso ponto de vista, tudo é um conjunto de inteligência: Não havia luz se nao houvesse sombra".
       Pois cada um encara a vida de uma maneira diferente como acha que é certo.
       Por mais, que há regras e leis temos o nosso proprio meio de viver.
       Cada um com pensamentos e decisoes diferentes de outros seres da mesma especie.
       O que talvez seje bom para você talvez nao seje tao bom para o seu proximo, as liçoes e visoes é tudo um conjunto de experiencias vividas e adotadas para si mesmo.
       Com isso cada um acredita no que sera bom pra si mesmo, pois cada açao te leva alguma reaçaõ!

Viviane Mertens

Segundo "Santo" Agostinho, Deus é bom !
Mas deus não existe, deus não é
bom.
Deus é uma especie de lavagem para controlar nossas atitudes
não existe prova nenhuma que esse tal deus tão
falado pelo mundo exista. Não faz nenhum sentido  acreditar em
algo que jamais foi provado a existencia.
Admiro o pensamento de Friedrich Nietzsche que
"Será o Homem um erro de Deus, ou Deus um erro dos Homens?"
          Leticia Silva.

Deus e a criaçao da nossa imaginação Na minha opinião eu concordo pois isso vem de cada um conforme
o que cada um pensa e crê, pois pra mim ele não existe mais muitos
acreditam naquilo que chamam de fé, ou até mesmo naquilo que a
igreja fala, eu sinceramente não acredito por que para mim ate hoje
ele não apareceu ainda e pelas minhas idéias tão cedo ele não aparecerá
Eu sou mais a favor da ciência...
Alan Gustavo - 202

     Segundo Platão e Aristóteles, " Deus é a única realidade. O mal não tem consistência é apenas a ausência de Deus. É fruto do nosso livrearbítrio. "
      Deus é único, Deus não faz o mal, não quer o mal de ninguém, o homem, faz o mal para ele mesmo, mata a si mesmo. Tem aqueles que não acreditam, muitas vezes por causa da religião, outras por livrearbítrio. Outros acreditam por causa da religião, ou pela família, vindo de geração a geração. Mas no fundo, todos acreditam em alguma coisa que lhe faz bem. A minha proteção, é Deus, para mim ele é tudo, ele está acima de tudo e de todos. Se você acredita que ele pode lhe fazer o mal, se ele pode te matar, como diz Platão e Aristóteles, é fruto do seu livrearbítrio, você acredita no que quer, assim como você faz o que quiser. Deus é o mundo!
Diandra Sacani - 202


      Voce so vai vai dar valor para o bem, e para o bom, conhecendo o mal, e o ruim.
      Se tudo acontecer da forma que voce deseja, não vai ter graça, voce nao vai ter vontade de conseguir algo,
     Pois estará ciente que algo bom vai vir. Divertido e interessante, é voce fazer o bem, para conseguir o bom, lutar pelo que quer,
     E não apenas esperar que as coisas venham da forma que vier, voce pode mudar as coisas, os fatos, é so voce acreditar e lutar.
De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? 1897 - Paul Gauguin

FAÇA SUA CONEXÃO
De acordo com sua observação, o ser humano é naturalmente mau e egoísta e a sociedade o melhora, ou o ser humano é naturalmente bom e generoso e a sociedade o corrompe? Fundamente sua opinião:

O homem é capaz
de amar, perdoar e odiar
É capaz de matar, roubar
E é capaz de ser humilde ao mesmo tempo.
Isso tudo se resume num espelho
Em quem ele se espelhou
ou seja, seus pais
Seus amigos e a sociedade que os faz.
Só o homem decide seguir um deles
Um homem que é bom e que trabalha
Ou aquele que rouba,mata e destrói
Aí fica a critério de sua consciência
Ele escolhe qual homem deve seguir
O ser humano é um ser racional
Ou irracional,
Um ser capaz de pensar em seus atos.
 Amanda Gonçalves -101 

Eu acredito  que somos bons e generosos  naturalmente  vem de si mesmo,a sociedade ajuda sermos uma pessoa melhor e diferente  pois  as vezes  temos de mudar para sermos melhor ou melhor dizendo uma pessoa amigável, essa é a minha opinião.
                                                                    Juliane Petry  - 101

Acredito que somos  bons e generosos naturalmente assim como existem pessoas màs  e egoÍstas  naturalmente a sociedade  contribui um pouco em relaçao a isso  mais vem de cada um ser bom ou mau.
                                                                  Bianca Petry  - 101


          O  ser humano é o mesmo tempo bom e  generoso mais também e mal e egoista,pra mim a sociedade o corompe  pós quase em todas as coisas a gente faz sem pensar mais pra frente vemos realmente o que  a gente fez e nem sempre temos soluçao,pra mim o ser humano ele é influenciado pela sociedade as pessoa  hoje sao muito enfluenciados pelas outras pessoas isso e uma coisa ruim porque ela num age  com ela mesmo ela ta sendo enflenciada.
           Eu acho que a maioria das pessoas são nfluenciada e quem não segue o padrão são tirados como doidos, malucos e até que estão no mundo da lua, por isso que se cria alguns tipos de grupos para serem diferentes e eu realmente não gosto de ser iguala todos, portanto não me deixo influenciar.mais também querendo ou  não somos influenciados pela sociedade em todos os aspectos. Podemos erguer a voz e gritar bem alto que não aceitamos e ainda assim estaremos sofrendo influência.
Juliana França

Bom ou Mau?             
          Acho que o ser humano não nasce sabendo ser bom e nem ser mau, acho que tem um pouco de cada um, mas a sociedade contribui tanto em corromper a pessoa boa, como tenta ajudar as pessoas más. Mas também depende de cada um querer ser o que quiser, por que acho que cada um tem sua personalidade e seu jeito de ser, e não precisa ser uma pessoa má por que a outra é ou quer que você seja, e também não vai ser boa porque o outro é ou porque querem que você seja .
                                                  Juliana Bankhardt Muller  1º02

     O homem naturalmente tem escolhas, se é bom ou mal, depende de cada pessoa.
     A sociedade não é constituída apenas por pessoas que conhecem e crêem em Deus, mas por uma diversidade incontável de crenças e ideais, dentro de nossa atual modo de produção,
o capitalismo, o importante é ter lucro, é assim que somos ensinados desde de quando nascemos.
                                                    Victor Doubrawa Fabro - 1º01‏

Então, na minha opinião o ser humano nasce 
bom e generoso mas a sociedade, essa sim o
corrompe, o ambiente em que se vive também
seja um fator muito importante para influenciar 
por que quando nascemos, não sabemos de nada,
não entendemos o que é certo ou errado, somos
uma página em branco (quando nascemos), mas
conforme vamos crescendo, somos literalmente
bombardeados" de influências como: educação
familiar, igreja, escola, amigos, rua, televisão,
cursos completos, empregos... a convivência e
aprendizagem vão desenhando seu rumo.
O resultado pode ser visto na diferença de caráter
e integridade de cada um: cultuamos a sociedade
em que vivemos, através das atitudes distintas que
tomamos.
Conclusão:
A sociedade produz o indivíduo.
Sociedade boa, indivíduos bons e vice-versa.
Israel Melo 1º01

     Creio que o ser humano não nasce com uma idéia do certo ou errado formada, logo, não decide se quer ser mau e egoísta ou bom e generoso; ele em seu interior tem suas vontades, desejos e sentimentos e quando pequeno age conforme eles. Mas é aí, no momento em que ele ainda é criança, onde começa a se expressar, que a sociedade, as pessoas a sua volta começam a lhe mostrar o que determinam como certo. 
     Quando cresce, ao invés de refletir sobre o que ele realmente acha certo ou errado, continua seguindo o que aprendeu. As vezes por preguiça de pensar, o ser humano não se questiona o porque de ele estar aceitando o que a sociedade lhe propõe.
 Algumas crianças também, que não tem uma "família" para mostrar o certo e errado, seguem o que veem pelas ruas e classificam em bom ou ruim.
     Com isso, acredito que a ideia de nascer com razão para decidir o caráter não é de fato uma verdade. Acredito que a sociedade, o meio onde a pessoa, o ser humano vive é que vai moldá-lo de acordo com as necessidades dela. E quando adulto, jovem, o ser humano pode perguntar-se o porque de isto ser certo ou errado.
Jéssica Aparecida Ceruti

          Na minha opinião o ser humano tem um pouco de cada temperamento, com o decorrer do tempo a sociedade e a propia pessoa vai aprendendo a lidar com certas coisas e situações, dependendo da pessoa,do jeito que ela leva a vida, e também do que há ao seu redor, algum temperamento sempre vai prevalecer, seja ela bom ou ruim! 
                                                                            Rafael 1°02‏

     ''Penso que o ser humano é naturalmente bom e generoso e que a sociedade o corrompe, temos a oportunidade de sermos bons, mas somos ruins, temos a oportunidade de sermos generosos mas, somos  egoístas, acho que nós é que nos fazemos rudes e não que a sociedade nos corrompe, ninguém nos leva no colo para o mal caminho, temos escolhas e ainda escolhemos errado!!'''
Natália Rudolfo - 1º02

     O ser humano não é mau por natureza, segundo a Bíblia, ele é sucumbido a tentações maiores que são feitas pelo demônio, o ser humano não é um ser divino, por isso não coseguimos fugir dessas tentações e acabamos cedendo a essa força do mal.
     Nenhum ser humano é divino, por que não existe um ser humano que nunca pecou em vida, com exceção de Jesus Cristo que é a encarnação em terra de Deus Pai, por isso é chamado de Deus Filho.
     A sociedade tem seu papel na vida de um ser humano, pois a sociedade desmpenha uma grande parte quando se trata de serem pessoas que cedem ao mal, por que, no mundo existem todos os tipos de pessoas.
Matheus de Oliveira (1° 02)‏

     O ser humano nasce com alma pura sem pecados, mas no meio de globalização em que vivemos,  aprendemos coisas boas mas também coisas que ninguém merecia saber, como: fumar, matar, beber com exesso etc... Cabe a cada um de nós sabermos administrar nossos conhecimentos e dever de se manter em paz com o mundo e sí mesmo.                                                
Dalton Henrique Souza Silva 1º 02


     Sim,porque o ser Humano nasce de uma forma pura e com o passar do tempo muda sua maneira de se manter na vida.
Francisco Jhonatan Xavier 1° 02

Os ventos que ás vezes tiram algo que amamos são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar , por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender à amar o que nos foi dado , pois tudo que é realmente nosso nunca se vai para sempre.
Lucas Davi




Creio que o ser humano não nasce com uma idéia do certo ou errado formada, logo, não decide se quer ser mau e egoísta ou bom e generoso; ele em seu interior tem suas vontades, desejos e sentimentos e quando pequeno age conforme eles. Mas é aí, no momento em que ele ainda é criança, onde começa a se expressar, que a sociedade, as pessoas a sua volta começam a lhe mostrar o que determinam como certo. 
Quando cresce, ao invés de refletir sobre o que ele realmente acha certo ou errado, continua seguindo o que aprendeu. As vezes por preguiça de pensar, o ser humano não se questiona o porque de ele estar aceitando o que a sociedade lhe propõe.
 Algumas crianças também, que não tem uma "família" para mostrar o certo e errado, seguem o que veem pelas ruas e classificam em bom ou ruim.
Com isso, acredito que a ideia de nascer com razão para decidir o caráter não é de fato uma verdade. Acredito que a sociedade, o meio onde a pessoa, o ser humano vive é que vai moldá-lo de acordo com as necessidades dela. E quando adulto, jovem, o ser humano pode perguntar-se o porque de isto ser certo ou errado.
Jéssica Aparecida Ceruti
1°02 E.M.
              O ser humano é naturalmente bom e generoso,assim somos desde que nascemos,não temos malícia,não queremos ter mais que o outro,não temos inveja e ficamos contentes com as vitórias dos outros.Mas a partir de quando nos envolvemos com a sociedade,simplismente mudamos nossa opinião.
                O mundo hoje em dia transforma nossas mentes.
                A ambição,por dinheiro e por ser mais que os outros,por ter mais.
               Não ligamos para o que está na nossa frente.O importante é que saibam que podemos e temos.
                Na minha opinião somos bons por natureza assim DEUS nos criou,mas a sociedade nos corrompe,muitas vezes as pessoas roubam para sustentar a família e isso é realidade.
               A sociedade nos corrompe,mas se fossemos mais espertos,não deixaríamos que coisas sem importância nos tarasse da real.
Thais Trindade

       Essa é uma pergunta que tem que se queimar muitos neurónios para responder.
      Na minha opinião depende muito do lugar que se vive , não tem como comparar uma pessoa que mora no interior com uma pesoua que vive no litoral, ou aquela pessoua que sempre viveu sempre numa fasenda tirando leite de vaca e outras coisas com aquelas que nascerão com a vida feita, pai rico vivendo numa bela casa, que sempre teve o que queria.
      Aquela pessoa que vive lá na fasenda tem a melhor vida que alguem poderia querer, com a criação que essa pessoa recebe ela provavelmente tera um bom carater sera boua e generosa.
       Nas cidades hà um bom equilibrio nessa questão, não posso diser que tem mais de um tipo ou mais do outro, isso depende muito da criação da pessoa, quais os pais que se tem, os pais são fundamentais por que são eles que dão a educaçaõ para o seu filho e comforme essas educação essa pessoa sera boua e generosa ou má e egoista
Odilon Milbratz dos Santos

    O SER HUMANO PODE SER AMBAS AS COISAS... É TUDO QUESTÃO DE CARATER....
   O SER HUMANO É MOLDADO EM APENAS 30%. OS OUTROS 70%  SÃO DA CONSIÊNCIA DA PESSOA.
    E A SOCIEDADE NÃO TEM O PODER DE REALIZAR ESSA MUDANÇA NO SER SE A PESSOA É BOA, NÃO É UMA SOCIEDADE MARGINAL QUE IRÁ MUDA-LA E SE A PESSOA É RUIM, NÃO É UMA FAMÍLIA "NOBRE" QUE FARA ELA MUDAR....
CAIO GUSTAVO PEREIRA 101 EM

O ser humano compõe a sociedade, mas a sociedade corrompe o ser humano, modificando seus ideais, pois se não esse ser não sera aceito na sociedade, e o capitalismo torna o ser humano egoísta e mau, pensando apenas em si mesmo.
Diego Ramos

       Para mim ele não é nem um nem outro, ele não é bom ou mau. Quando nós nascemos ,somos como uma folha de papel em branco, a sociedade pode ,sim, nos transformar, nos corromper ou nos melhorar, mas depende de nós aceitarmos ou não essa transformação.
Natalia a. w. gadotti 1º01

O ser humano...

O ser humano pode ser naturalmente qualquer um,
Pode ser naturalmente mau e egoísta,
Pode ser bom e generoso,
Tudo depende do meio onde vive,
Por quem foi educado.
O ser humano naturalmente é um ser que julga
Tanto o bom quanto o ruim,
A sociedade o corrompe,
Ele se perde,
É o que foi exigido,
Medo de ser si mesmo?
Quer que todos gostem dele?
Ser feliz é realmente ser o que é?
Não,naturalmente, ser feliz é ser o certo, o comum
Quem sai do padrão é louco,
Sozinho, anormal,
Então, qual deles você prefere ser?
O bom para todos ou para si mesmo?
Eu sou a louca =DD
                                                              Luana de O. - Serie:1º 01

              Se pararmos para pensar a filosofia da vida se resume em apenas duas palavras "SER HUMANO" mais aliás quem é o ser humano? Essa é uma pergunta para a qual diariamente tentamos achar as respostas. Mas tem muitas formas de dizer quem é o ser humano em minha opinião por exemplo o ser humano é alguém capaz de sentir algo seja ele bom ou ruim! O ser humano é naturalmente mau e egoísta é a sociedade que o melhora? Ou o ser humano é naturalmente bom e generoso e a sociedade o corrompe? Respondendo essa pergunta o ser humano em minha opinião ele é tanto mau quanto bom a sociedade nos juga pelas coisas que eles comentem as vezes por esse fato o mesmo é jugado como alguem mau, mais o ser humano é bom e a sociedade o corrompe por ser tam realista ou seja jugar ele pelo oque ele é dai em diante o ser humano vai ser "mau" pois a sociedade esta vendo ele com outros olhos não ve o lado bom dele  só o ruim o por ser alguém fragio não conmsegue suportar ser jugado isso é oque eu penso !

                                                                                                   Geeh

      O homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo. O homem tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a família, a escola, o trabalho e outros.
      A vida em sociedade traz em seu contexto a disputa pelos bens, disputa essa que jamais se arredará, pelo simples fato de cada ser humano constituir um universo próprio de desejos maternais, onde a necessidade de regras e estabelecer limites que possibilitem a não invasão dos direitos individuais.
                                  João - 101

          Na minha opinião, o ser humano é uma mistura de sentidos, sentimentos, açõe. ele nasce bom e mal, pois ninguém é toatlmente ruim nem existe alguem perfeito. todos somos bons e maus. uma junção do ceu e do inferno.  como uma soldado em uma guerra, vive sua vida ao extremo dá a sua vida por um objetivo imposto pela sociedade a qual ele pertence, matar, mas ao mesmo tempo é capaz de arriscar a sua vida para salvar um de seua colegas. a capacidade do ser humano de ser divino ou de ser diabolico esta nas oportunidades que a vida lhe oferece, ou seja o ser humano é sim corrompido pela sociedade, tanto para o bem como para o mal, tudo vai depender das circunstancias em que o individuo se encontra.
Caroline Pegoraro 1º01

            O ser humano é bom e generoso,mas a sociedade o corrompe,pois o ser humano é um ser influenciado; ao mesmo tempo acho que ele é um ser mau e egoísta e que a sociedade pode até melhora-lo,mas ao mesmo tempo pode piorá-lo.
            Ninguém sabe realmente oque se passa na cabeça e na vida de cada ser humano.
Tainara Rontani



Qual a minha concepção de Ser Humano?
Bom para começar não vejo o ser humano um ser totalmente egoísta e arrogante, acho que como tudo e qualquer coisa cada ser ele tem um gênero, que nos quais algum prevalesse. As pessoas tem uma atitude muito errada de jugar, acho isso ridículo pois não sabem ter atitude e maturidade o suficiente para ir até o individuo que cometeu o erro e saber os motivos a qual o leva a praticar o ato. Outro fato que acontece em nossa dia-a-dia são as pessoas dando a primeira opinião sem analizar o que se está acontecendo, qualquer coisa que dá errado, por mais pequena que seja, já é um grande motivo para discuções e ou chingamentos, muitas vezes vendo somente o lado errado do acontecido. Mas de tudo, (ao meu ponto de vista) que acontece de ruin podemos absorver algo de bom, e levar como um aprendizado para a vida ou até aplicar na situação. Mais também não podemos generalizar, temos muitas pessoas que tem muitas qualidades também. Só que temos de cuidar ao expressar oque achamos e pensamos, "tomando a atitude certa", a história ocorrida pode ter um fim totalmente diferente. Temos que analizar os dois lados da situação, vou dar um exemplo.
     -Estava vendo um noticiário sobre um debate que estava ocorrendo, onde os opositores discutiam sobre a pena de morte aos assassinos. Muitos apoiaram que seria uma pena justa, até pelo fato de o individuo também ter tirado a vida de outro ser humano. Mais analizamos, o assassino também é um ser humano, podemos encontrar outra saída além "pagar com a mesma moeda" como por exemplo o de dar um tratamento ao mesmo, mais as pessoas de alta significância em nosso pais, que na minha opinião são muito incompetentes ao tomar a decisão a favor á pena de morte, acham que é a única e melhor saída em matar o homem, assim também não pensando na mãe do individuo, familiares e etc.
     Ser Humano é ser humano, quando o assunto é ele (nós) temos que ter muita cautela até decidir algo, aliás, depois de ja acontecido, não tem como voltar atrás, então por isso, analizamos os nossos atos antes da decisão final, que pode mudar totalmente o rumo da história!                                                                                                                  
Rafael Souza 1°02
 
   Essa é uma pergunta que tem que se queimar muitos neurónios para responder.
   Na minha opinião depende muito do lugar que se vive , não tem como comparar uma pessoa que mora no interior com uma pesoua que vive no litoral, ou aquela pessoua que sempre viveu sempre numa fazenda tirando leite de vaca e outras coisas com aquelas que nascerão com a vida feita, pai rico vivendo numa bela casa, que sempre teve o que queria.
   Aquela pessoa que vive lá na fasenda tem a melhor vida que alguem poderia querer, com a criação que essa pessoa recebe ela provavelmente tera um bom carater sera boua e generosa.
   Nas cidades hà um bom equilibrio nessa questão, não posso diser que tem mais de um tipo ou mais do outro, isso depende muito da criação da pessoa, quais os pais que se tem, os pais são fundamentais por que são eles que dão a educaçaõ para o seu filho e comforme essas educação essa pessoa sera boua e generosa ou má e egoista. Fim.
Odilon -1º 01