quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A consciência - 1os anos.

     Com auxílio do livro Fundamentos da Filosofia de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes da-se inicio a uma investigação consciente em relação a consciência.
     Afinal, o que é consciência? Como perceber o que acontece?
     
Exercício 1: 
     Inciamos com o texto "A borboleta"- Chuang Tsu, filósofo chinês da escola Taoísta.


O Homem e a Borboleta
Chuang Teu

Uma vez eu sonhei que era uma borboleta,
Voando entre as flores e arbustos do jardim.
Tudo era tão concreto e real
Que em momento nenhum do meu sonho
Suspeitei que a borboleta era eu
Ou que eu fosse a borboleta.
Para todos os efeitos possíveis e imagináveis,
Eu era, eu agia e eu realmente me sentia uma borboleta,
Cumprindo o destino de uma borboleta qualquer.
De repente, eu acordei
E lá estava eu, sendo a pessoa que eu sempre fui
– ou que sempre imaginei ser.
Sei muito bem
Que entre um homem e uma borboleta
Há tantas diferenças fundamentais e insuperáveis
Que a transformação de um no outro
É algo simplesmente impossível de acontecer no mundo real.
É por isso que, desde então,
Eu nunca mais tive sossego
Quanto à minha verdadeira identidade.
Pois não há nada que me permita saber,
Com toda certeza e rigor,
Sem nenhuma margem de dúvida,
Se eu sou verdadeiramente um homem,
Que um dia sonhou que era uma borboleta,
Ou se eu sou uma borboleta,
Sonhando que é um homem.

Reflexão em forma de exercício: 
Reflita sobre: Quem é você? Quais seus sonhos? O que fazes para realizá-lo? Suas metas de vida? Seus segredos mais secretos? Seus medos? Escreva as respostas em forma  poética em seu caderno.

Exercício 2: 

Meditação -  Sente-se ou deite-se relaxando todo o corpo e prestando atenção na respiração. Observar o ar entrando e saindo pelas narinas. Procurar não pensar em nada, colocando a atenção para este "eu" que respira e inspira sem cessar por meia hora. Após elaborar um texto sobre essa experiência, contendo dificuldades e descobertas desta experiência de observação da consciência.

Conceitos/ Teorias/ Fundamentação - Textos para criação do mapa foram disponibilizados aos estudantes.

Exercício 3: 

Criação de Mapa Conceitual com os eixos – Inconsciente e psicologia, Skinner, séc. XIX, Séc. XX, Gestalt; Inconsciente e psicanálise, Freud, aparelho psíquico, id, ego, superego.

Um pouco mais de fundamentação com o Vídeo: 

Freud (Globo Ciência)



Exercício 4: 
Mapa de projeção: Sonhos e realizações.

Exercício de imaginação ativa onde os estudantes construíram um mapa com seus desejos, sonhos  e realizações futuras. 

RESULTADO:
















Exercício 5:
Construção de mandalas: introduzido na psicologia por C. G. Jung para designar uma representação simbólica da totalidade. Fundamentação do exercício pode no link :

RESULTADO:









     Amei mediar esse caminho regado de conhecimentos e descobertas de mundo e de si.
Filosofia se faz com conceitos e com prática. Filosofar é o resultado. Satisfação uma das consequências. Logo tem mais (...)






2 comentários:

  1. A melhor professora!! Adoro nossos trabalhos, que nem diz Berthand Russel "O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda." A professora nós faz pensar e tirar nossas própria conclusões.

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  2. A melhor professora!! Adoro nossos trabalhos, que nem diz Berthand Russel "O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda." A professora nós faz pensar e tirar nossas própria conclusões.

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