Conteúdos a serem trabalhados:
• o uso e valorização do diálogo
como instrumento para esclarecer conflitos;
• a coordenação das ações entre
os alunos, mediante o trabalho em grupo;
• o ato de escutar o outro, por
meio do esforço de compreensão do sentido preciso da fala do outro;
• a formulação de perguntas que
ajudem a referida compreensão;
• a expressão clara e precisa de
ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser corretamente compreendido pelas
outras pessoas;
• a disposição
para ouvir ideias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando
necessário.
DINÂMICA DE MOTIVAÇÃO
Antes de iniciar
a atividade, questionar os estudantes sobre quanto tempo já estudam naquela
sala, com aqueles colegas. Após pedir se eles conhecem tudo sobre o colega ou
pelo menos o suficiente. As respostas serão as mais variadas, alguns irão afirmar
conhecer muito bem o colega e esta afirmação mudará com o decorrer da
atividade. Afinal, podemos conviver com uma pessoa por uma centena de anos e
ainda assim, nos surpreender com o que ela é capaz.
METODOLOGIA
METODOLOGIA
1º ANOS
Sentados em uma
roda com suas pequenas cadeiras, cada estudante toma a palavra respondendo em
forma de diálogo a três perguntas que segue.
2º ANOS EM DIANTE
Sentados de
frente um para o outro, somente com as cadeiras, um conversa com o outro
respondendo as três perguntas que seguem, passados aproximadamente sete minutos,
faz-se a troca dos pares, sem necessidade de troca de cadeiras, assim o jogo
continua por até cinco rodadas.
PERGUNTAS:
Quem é você? (nome, endereço,
com quem moram, animais de estimação...)
O que você gosta de fazer
quando não está na escola?
Conte uma história que
aconteceu de verdade com você.
Após a
atividade, questionar os estudantes sobre as descobertas acerca dos colegas, se
foram positivas, o que descobriram em comum, como nomes e lugares, semelhanças
e diferenças que enriquecem nossa convivência e nossos diálogos diários.
REGISTRO
Colocar no papel, as respostas escritas ou em ilustração.
Todas serão colocadas em um grande painel. Um “quadro” dos diálogos realizados.
Alguns Resultados:
Alguns Resultados:
Férias...
Descanso
para a mente, e ao mesmo tempo pausa para pensar nas ações que podem ser
desenvolvidas, tomando como base o primeiro semestre.
E
pensando, me dou conta do quanto levo dos meus estudantes para casa. O sorriso,
o olhar, as confidências, a organização, o empenho, as histórias de vida, as
vitórias, os fracassos; Cada estudante dentro de sua particularidade oferece a
mim uma oportunidade de também aprender.
E como aprendemos com os pequenos.
Já
na escola, no primeiro dia de aula pós-férias, digo a eles que levo sempre
comigo, em cada fim de dia letivo “um pedaço deles”, alguns me olham estranho,
apalpando partes do corpo, tentando identificar que parte foi roubada. Explico então
que na vida, nós vamos encontrar muitas pessoas, e aprender com elas, de cada
uma nós iremos levar um “pedaço” e como sempre levo um pedaço deles, e aprendo
muito com eles, chegou o momento de deixar um pedaço “meu” com eles, (aqui eles
me olharam duvidosos).
Digo
que caminhei pela minha casa, e peguei vários pedaços de “coisas” que
pertenciam a mim, e que agora eles poderão usar em seus cadernos, logo, terão
levado pra suas casas por um tempo determinado por eles, algo meu, em
agradecimento ao muito que eles doam todos os dias. Esse pedaço de “mim” deve
ser usado para fazer a abertura do caderno de terceiro bimestre. O bimestre do
diálogo, onde as conversas serão orientadas pela qualidade.
Em
casa preparo o material. Como faço filtro dos sonhos, levo para sala, pedaços
de lã colorida, penas de várias cores, pérolas e miçangas. Como gosto de
arte/artesanato, levo pedaços de tecidos de várias cores e formas. Coloco dentro
de uma sacola escura que impossibilita verificar adiantado o que tem dentro.
Na sala, após todo o diálogo acima, peço para
que coloquem as mãos sem olhar e pegar um pedaço de “mim”. Seguimos com risos e
falas, dos pedaços escolhidos pela sorte e em conversas gostosas sobre quantos
pedaços de pessoas já estão em nós. Enquanto os alunos realizam a atividade de
abertura no caderno (que é só um mote para estabelecer a conversa), eles trocam
entre si, os pedaços e discursam sobre tudo o que sentem/sentiram na aula e das
pessoas que por eles passaram neste curto espaço de caminhada que tiveram até
aqui.
Coloquei a mão na sacola também para tirar um
pedaço de “mim”, peguei fios de lã colorido e construí minha imagem de
abertura.
Os estudantes também criaram, segue algumas
imagens, pena que não há imagem dos diálogos realizados, estes ficarão
guardados no espaço tempo que se realizou, só entre “mim” e eles.
Mais registros...
Todas
as apresentações foram filmadas, gerando expectativa nos pequenos esperando o
grande momento para assistir suas criações.
Com
o intuito de mais diálogos com qualidade, foi elaborado duas atividades.
Com os primeiros e segundos anos, a
idealização e confecção de bonecos de jornal. A ideia era criar um motivo para
a construção dos diálogos. Enquanto os estudantes confeccionavam, bons assuntos
aconteciam. Após a confecção, foram instruídos para que em equipes ou duplas
(escolhidos por eles) realizassem ensaios do que poderiam contar de histórias
(situações fictícias e reais) utilizando como personagens os bonecos
confeccionados. Depois, montamos em sala, com um tecido preto, uma espécie de “palco”,
onde eles puderam “dialogar” com seus bonecos e por consequência, uns com os
outros. Enquanto um grupo apresentava, os demais ouviam, interagindo com
risadas e sugestões, tentando manter “um silêncio” que não se realizou, sabemos
que até no silêncio podemos formalizar diálogos, porém muito tinha a ser dito,
e silêncio era o que menos queriam.
Como
incentivo para a realização das atividade, os estudantes assistiram ao vídeo “Quintal
da cultura – As aventuras de Pedro Malasartes”.
REGISTRO DA ATIVIDADE:
Criação de bonecos, como motivo... |
... para construir diálogos. |
Um trecho sem pretensões, para não expor a privacidade do estudante, porém necessário como mostra do registro do trabalho.
Com
as demais séries, resolvi explorar a arte da expressão pelo TEATRO. Como o
tempo de aula é curto, escolhemos os “esquetes” como linguagem.
Teatro
do que? Para que? Calma, foi e está sendo moroso o processo de desenvolvimento das
atividades. Como incentivo ao pensar, meu objetivo primeiro, recortei perguntas
existências e coloquei em uma sacola, fazendo com que os alunos sorteassem sem
nenhuma preocupação com respostas. Após o sorteio, liam em voz alta e tentavam
responder mentalmente, em seguida eram orientados a colar as perguntas em
qualquer local da escola, que eles considerassem movimentado, com o objetivo de
o maior número possível de pessoas ser atingidas por aquela chuva de
desestruturação de pensamentos em forma de questão.
Assim foi feito. Segue as
questões utilizadas.
- POR QUE
DEVO SER JUSTO?
- A SEMENTE
DE UM CARVALHO É UM CARVALHO?
- PODEMOS TER CERTEZA DE
ALGUMA COISA?
- A HUMANIDADE EVOLUI?
- PARA QUE SERVE A ARTE?
- O QUE FAZ DE NÓS MELHORES
PESSOAS?
- A ALMA EXISTE?
- “NÃO EXISTEM PESSOAS MÁS,
APENAS AÇÕES MÁS”. CONCORDA?
- É BOM ACREDITAR NO
DESTINO?
- QUANDO É QUE PROTEGER É
MAU?
- OBEDECER É DEIXAR DE SER
LIVRE?
- A RELIGIÃO LIBERTA?
- É POSSÍVEL PROVAR A
EXISTÊNCIA OU A INEXISTÊNCIA DE DEUS?
- É POSSÍVEL ENSINAR O QUE
IGNORAMOS?
- OS HOMENS SÃO TODOS
IGUAIS?
- O QUE É PRECISO PARA SE
SER HUMANO?
- O CONHECIMENTO TEM LIMITES?
- O PENSAMENTO TEM LIMITES?
- DAMOS MAIS IMPORTÂNCIA À
APARÊNCIA OU À REALIDADE?
- VIVEMOS NO MELHOR DOS
MUNDOS POSSÍVEIS?
- PREFERIAS VIVER NUM FILME
BOM OU NUMA MÁ REALIDADE?
- SER LIVRE É TER TUDO O QUE
QUEREMOS?
- A APARÊNCIA É MAIS RICA
QUE A REALIDADE?
- PARA PENSAR DEVEMOS DEIXAR
DE PENSAR. CONCORDA?
- O QUE É A
LIBERDADE?
- QUAL É MAIS BELO, UMA
PEDRA OU UM DIAMANTE DE PLÁSTICO?
- O NADA EXISTE?
- O “NÃO” EXISTE?
- É POSSÍVEL GOSTAR DE
ALGUÉM RADICALMENTE DIFERENTE DE NÓS?
- SERIA BOM VIVER PARA
SEMPRE?
- DEVEMOS CUMPRIR SEMPRE AS
REGRAS?
- TUDO O QUE EXISTE É REAL?
- AS MÁQUINAS PODEM PENSAR?
- É SEMPRE NECESSÁRIO
OBEDECER?
- DEVEMOS SER SEMPRE
SINCEROS?
- OS PENSAMENTOS SÃO REAIS?
- QUERIAS VIVER NUM MUNDO
SEM MALDADE?
- HÁ ALGO MAIS IMPORTANTE
QUE A FELICIDADE?
- POR QUE DEVO SER JUSTO?
- OS ANIMAIS TÊM DIREITOS?
- PARA QUE SERVE O SER
HUMANO?
- A VERDADE É PREFERÍVEL À
MENTIRA?
- A CIÊNCIA MELHORA O HOMEM?
- A ESPÉCIE
HUMANA TEM EVOLUÍDO PARA MELHOR?
- O QUE É SER HUMANO?
- AS PESSOAS MUDAM?
- É POSSÍVEL “NÃO ESTAR EM
MIM”?
- PODEMOS SER FELIZES
SOZINHOS?
- SOMOS AQUILO QUE
PARECEMOS?
- “O QUE É VERDADE PARA MIM
NÃO É VERDADE PARA TI”. CONCORDAS?
- A CIÊNCIA PODE CONHECER O
AMOR?
- O QUE É UMA PESSOA BEM
SUCEDIDA?
- O QUE É PENSAR POR SI
PRÓPRIO?
- HÁ ALGO IMPOSSÍVEL DE
PENSAR?
- O QUE É TER LIBERDADE DE
EXPRESSÃO?
- A SOCIEDADE CORROMPE O SER
HUMANO?
- EDUCAR É MELHORAR OS
INDIVÍDUOS?
- POR QUE
ACREDITAMOS NO QUE ACREDITAMOS?
- AS COISAS PODERIAM TER SIDO
DIFERENTES DO QUE SÃO?
- COMO É QUE NOS CONHECEMOS
A NÓS PRÓPRIOS.
- QUAL O MELHOR ACESSO AO
CONHECIMENTO DE MIM MESMO?
- OS ANIMAIS PENSAM?
- A CIÊNCIA É COMO UMA
RELIGIÃO. CONCORDA?
- O CONHECIMENTO TEM
LIMITES?
- O UNIVERSO PODIA NÃO
EXISTIR?
- CONHECEMOS A REALIDADE?
- CONTROLAMOS A TECNOLOGIA
OU ELA CONTROLA-NOS?
- É POSSÍVEL MENTIR A MIM
PRÓPRIO?
- HÁ COISAS QUE ACONTECEM
POR ACASO?
- O UNIVERSO É PERFEITO?
- A PERFEIÇÃO EXISTE?
- O UNIVERSO É UMA BOA
INVENÇÃO?
- A ETERNIDADE EXISTE?
- COMO SABEMOS QUE SABEMOS?
- QUAL O FUNDAMENTO DO BEM E
DO MAL?
- EXISTE UM SENTIDO DA VIDA?
- PODEMOS SER FELIZES
SOZINHOS?
- SOMOS O QUE APARENTAMOS?
- SÓ DEVEMOS ACREDITAR NO
QUE VEMOS?
- A NOSSA
VIDA TEM OBJETIVO?
- QUAL O NOSSO LUGAR NO
UNIVERSO?
- HÁ UM USO CORRETO PARA A
NOSSA VIDA?
- É NECESSÁRIO ACREDITAR NO
QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES?
- É SEMPRE POSSÍVEL CONHECER
MELHOR UMA COISA?
- OS ADULTOS SABEM MAIS QUE
AS CRIANÇAS?
- TODAS AS OPINIÕES VALEM O
MESMO?
- QUANTO MAIS ESTUDAMOS MAIS
SABEMOS?
- HÁ COISAS QUE NÃO DEVEMOS
SABER?
- NADA É O QUE PARECE?
- SÓ SABEMOS O QUE NOS
ENSINAM?
- O BEM
EXISTE?
- PODEMOS SER
BONS E MAUS AO MESMO TEMPOS?
- O QUE É O
BOM?
- O QUE É A
BELEZA?
- HÁ VÁRIOS
TIPOS DE BELEZA?
- QUAL A
ORIGEM DA BELEZA?
- A BELEZA
ESTÁ DENTRO OU FORA DE QUEM A VÊ?
- O QUE FAZ
DE ALGO “ALGO BELO”?
- A BELEZA É
INFLUENCIÁVEL?
-NECESSITAMOS
DA BELEZA?
- O QUE É O
CONHECIMENTO?
- HÁ PENSAMENTOS SEM
PALAVRAS?
- O CONHECIMENTO LEVA À
FELICIDADE?
- A FELICIDADE É O FIM ÚLTIMO
DA EXISTÊNCIA?
- O QUE É SER FELIZ?
- A VERDADE FAZ-NOS FELIZES?
- A IGNORÂNCIA TRAZ
FELICIDADE?
- SOMOS OS NOSSOS MELHORES
JUÍZES?
- POR QUE É QUE EXISTIMOS?
- O CONHECIMENTO ESPELHA A
REALIDADE?
- SOMOS MAIS O QUE SONHAMOS
OU O QUE FAZEMOS?
- O SER HUMANO É MAU POR
NATUREZA?
- O QUE HAVIA
ANTES DO UNIVERSO?
- PODEMOS SER IMORTAIS?
- O QUE NOS FAZ HUMANOS?
- TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER?
- O NADA É ALGUMA COISA?
- EXISTE O DESTINO?
- EXISTEM A SORTE E O AZAR?
- SOMOS INDEPENDENTES?
- SEI QUE EXISTO?
- O QUE É A CORAGEM?
- SOMOS MAIS QUE AQUILO QUE
APARENTAMOS?
- PENSAMOS TUDO AQUILO QUE
DIZEMOS?
- PODEMOS DIZER TUDO AQUILO
EM QUE PENSAMOS?
- HÁ VIDAS SEM VALOR?
- O QUE DÁ VALOR À VIDA?
- SOMOS ETERNOS?
- PODEMOS SABER SE
EXISTIMOS?
- SOMOS OS ÚNICOS
RESPONSÁVEIS
- POR QUE QUEREMOS SER
FELIZES?
- VALE A PENA VIVER?
- O QUE HÁ DE MAU NA
LIBERDADE?
- O CONHECIMENTO LEVA-NOS AO
BEM?
PELAS NOSSAS VIDAS?
- É MELHOR PENSAR SOZINHO OU
EM GRUPO?
- VALE A PENA VIVER?
- O QUE É PRECISO PARA SER
FELIZ?
- O QUE NOS TORNA MAIS LIVRES?
- SERIA BOM PODERMOS
CONTROLAR TOTALMENTE O NOSSO DESTINO?
- SERIA BOM SER ETERNO?
- SER LIVRE É FAZER O QUE
QUEREMOS?
- É POSSÍVEL SER TOTALMENTE
FELIZ?
- PODEMOS TER A CERTEZA DE
QUE EXISTIMOS?
- PODEMOS ENGANAR-NOS QUANTO
À NOSSA FELICIDADE?
- O QUE DÁ VALOR À VIDA?
- PODEMOS DIZER TUDO AQUILO
EM QUE PENSAMOS?
- A IGNORÂNCIA TRAZ
FELICIDADE?
-O CONHECIMENTO TRAZ
FELICIDADE?
- A FELICIDADE É O PRINCIPAL
FIM DO SER HUMANO?
- A VERDADE CONDUZ À
FELICIDADE?
- O QUE É SER FELIZ?
- O QUE É UMA VIDA BOA E COMO
A PODEMOS ALCANÇAR?
- O QUE FAZ COM QUE A VIDA
VALHA A PENA SER VIVIDA?
- SERIA BOM VIVER
ETERNAMENTE?
- SERIA BOM QUE A NOSSA VIDA
SE REPETISSE ETERNAMENTE?
- SERIA BOM TERMOS TUDO O
QUE QUEREMOS?
- OS ANIMAIS SABEM QUE
EXISTEM?
- A VIDA É SIMPLES?
- O PENSAMENTO TEM REGRAS?
- O QUE É ESTAR ENGANADO?
- O QUE É A PERFEIÇÃO?
- HÁ SERES HUMANOS
PERFEITOS?
- QUANDO É PERMITIDO MENTIR?
- O QUE É VIVER BEM?
- QUANDO É QUE A VIDA TEM
SENTIDO?
- QUANDO É QUE DEVEMOS
AJUDAR OS OUTROS?
- O QUE É SER RESPONSÁVEL?
- ESCOLHEMOS O NOSSO FUTURO?
- O QUE É A AMIZADE?
- O QUE É UMA PESSOA?
- EXISTEM VÁRIOS TIPOS
DE PESSOAS?
- EU EXISTO?
- EXISTIMOS ANTES DE NASCER?
- EXISTIMOS DEPOIS DE
MORRER?
- A MORTE É UMA
CERTEZA?
- É POSSÍVEL VIVER SEM
REGRAS?
- PODEMOS VIVER SEM LEIS?
- QUEM DEVE GOVERNAR?
- OS OUTROS PODEM MANDAR EM
NÓS?
- PODEMOS MANDAR NOS OUTROS?
- HÁ HOMENS INFERIORES?
- QUE REGRAS DEVEMOS SEGUIR?
- QUEM PODE TER LIBERDADE?
- É SEMPRE BOM TER
LIBERDADE?
- PARA QUE SERVE A
LIBERDADE?
- A MORTE É O FIM?
- DEUS EXISTE?
- DEUS PODE MORRER?
- EXISTE VIDA PARA ALÉM DA
MORTE?
- POR QUE É QUE NOS
PREOCUPAMOS COM O PASSADO?
- POR QUE É QUE NOS
PREOCUPAMOS COM O FUTURO?
- HÁ MENTE SEM IDEIAS?
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE A
GANÂNCIA E A AMBIÇÃO?
- A GUERRA É
ALGO MAU?
-O QUE É A
BELEZA?
- A VIDA HUMANA PODE TER UM
PREÇO?
- O QUE É A JUSTIÇA?
- SÓ OS SERES HUMANOS FALAM?
- O QUE É A VERGONHA?
- O QUE É A CULPA?
- O QUE NOS FAZ PENSAR?
- O FUTURO PODE INFLUENCIAR
O PASSADO?
- QUANDO DEVO PERDOAR?
- O QUE É A AMIZADE?
- O QUE É SER AMIGO?
- QUEM SOU EU?
- O QUE É QUE EM MIM É SÓ
MEU?
- EXISTE O NADA?
- HÁ VERDADE NO ERRO?
- PODEMOS CONHECER TUDO O
QUE HÁ?
- O TEMPO É REAL?
- A VIDA VALE A PENA?
- PORQUE EXISTE O MAL?
- QUAL A
ORIGEM DAS IDEIAS?
- EXISTE O BEM E O MAL?
- SOMOS LIVRES?
- OS HOMENS SÃO MÁQUINAS?
- UM ESCRAVO
PODE SER LIVRE?
- O AMOR TRAZ FELICIDADE?
- O HOMEM DESCOBRE-SE OU
INVENTA-SE?
- QUAL A ORIGEM DAS IDEIAS?
-O TEMPO EXISTE INDEPENDENTEMENTE
DE NÓS?
- AS IDEIAS SÃO REAIS?
- O QUE É O
SENTIDO DA VIDA?
- PODEMOS TER A CERTEZA QUE
O MUNDO EXISTE?
- PODEMOS TER IDEIAS
CONFUSAS?
- DEVO
OBEDECER SEMPRE AOS MEUS PAIS?
- SOMOS A
MESMA PESSOA DESDE QUE NASCEMOS?
- O QUE É UMA IDEIA?
- PODÍAMOS VIVER SEM IDEIAS?
- PODÍAMOS VIVER SÓ COM AS
IDEIAS DOS OUTROS?
- SER LIVRE É FAZER TUDO O
QUE QUEREMOS?
- O OUTRO FAVORECE A MINHA
LIBERDADE?
- PARA SER LIVRE BASTA SER
INDEPENDENTE?
Passado
uma semana, tempo para toda a escola sorver tanta dúvida. Foi solicitado aos
estudantes que após andar pela escola, escolhessem uma das questões (não
necessariamente a que havia sorteado no inicio da atividade), trouxessem a
questão para a sala, colassem no caderno e agora sim, tentassem responder de
forma escrita. Em seguida, iniciamos algo novo com as turmas, um debate de
ideias e pensamento, algo novo que vai permanecer no grupo.
Em
roda, o aluno lia sua questão, respondia e abria possibilidade para os colegas
que discordassem da resposta ter a oportunidade de responder. Foram duas
preciosas aulas de ideias e surpresas. Quão sábios são nossos pequenos.
Roda de ideias...
Passado
o calor das ideias chegamos a linguagem do teatro. Em equipes, os estudantes
deveriam escolher uma das questões do grupo e representar a resposta.
Gratificante foi o resultado.
CONTINUA...
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