quinta-feira, 4 de setembro de 2014

FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Tema - DIÁLOGO




Conteúdos a serem trabalhados:

• o uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer conflitos;

• a coordenação das ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo;

• o ato de escutar o outro, por meio do esforço de compreensão do sentido preciso da fala do outro;

• a formulação de perguntas que ajudem a referida compreensão;

• a expressão clara e precisa de ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser corretamente compreendido pelas outras pessoas;

• a disposição para ouvir ideias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário.

DINÂMICA DE MOTIVAÇÃO

Antes de iniciar a atividade, questionar os estudantes sobre quanto tempo já estudam naquela sala, com aqueles colegas. Após pedir se eles conhecem tudo sobre o colega ou pelo menos o suficiente. As respostas serão as mais variadas, alguns irão afirmar conhecer muito bem o colega e esta afirmação mudará com o decorrer da atividade. Afinal, podemos conviver com uma pessoa por uma centena de anos e ainda assim, nos surpreender com o que ela é capaz.

METODOLOGIA

1º ANOS

Sentados em uma roda com suas pequenas cadeiras, cada estudante toma a palavra respondendo em forma de diálogo a três perguntas que segue.

2º ANOS EM DIANTE

Sentados de frente um para o outro, somente com as cadeiras, um conversa com o outro respondendo as três perguntas que seguem, passados aproximadamente sete minutos, faz-se a troca dos pares, sem necessidade de troca de cadeiras, assim o jogo continua por até cinco rodadas.


  PERGUNTAS:

        Quem é você? (nome, endereço, com quem moram, animais de estimação...)

        O que você gosta de fazer quando não está na escola?

        Conte uma história que aconteceu de verdade com você.


Após a atividade, questionar os estudantes sobre as descobertas acerca dos colegas, se foram positivas, o que descobriram em comum, como nomes e lugares, semelhanças e diferenças que enriquecem nossa convivência e nossos diálogos diários.


REGISTRO

Colocar no papel, as respostas escritas ou em ilustração. Todas serão colocadas em um grande painel. Um “quadro” dos diálogos realizados.

Alguns Resultados:










Férias... 


            Descanso para a mente, e ao mesmo tempo pausa para pensar nas ações que podem ser desenvolvidas, tomando como base o primeiro semestre.

            E pensando, me dou conta do quanto levo dos meus estudantes para casa. O sorriso, o olhar, as confidências, a organização, o empenho, as histórias de vida, as vitórias, os fracassos; Cada estudante dentro de sua particularidade oferece a mim uma oportunidade de também aprender.                                                                
                  E como aprendemos com os pequenos.

            Já na escola, no primeiro dia de aula pós-férias, digo a eles que levo sempre comigo, em cada fim de dia letivo “um pedaço deles”, alguns me olham estranho, apalpando partes do corpo, tentando identificar que parte foi roubada. Explico então que na vida, nós vamos encontrar muitas pessoas, e aprender com elas, de cada uma nós iremos levar um “pedaço” e como sempre levo um pedaço deles, e aprendo muito com eles, chegou o momento de deixar um pedaço “meu” com eles, (aqui eles me olharam duvidosos).

            Digo que caminhei pela minha casa, e peguei vários pedaços de “coisas” que pertenciam a mim, e que agora eles poderão usar em seus cadernos, logo, terão levado pra suas casas por um tempo determinado por eles, algo meu, em agradecimento ao muito que eles doam todos os dias. Esse pedaço de “mim” deve ser usado para fazer a abertura do caderno de terceiro bimestre. O bimestre do diálogo, onde as conversas serão orientadas pela qualidade.

            Em casa preparo o material. Como faço filtro dos sonhos, levo para sala, pedaços de lã colorida, penas de várias cores, pérolas e miçangas. Como gosto de arte/artesanato, levo pedaços de tecidos de várias cores e formas. Coloco dentro de uma sacola escura que impossibilita verificar adiantado o que tem dentro.

             Na sala, após todo o diálogo acima, peço para que coloquem as mãos sem olhar e pegar um pedaço de “mim”. Seguimos com risos e falas, dos pedaços escolhidos pela sorte e em conversas gostosas sobre quantos pedaços de pessoas já estão em nós. Enquanto os alunos realizam a atividade de abertura no caderno (que é só um mote para estabelecer a conversa), eles trocam entre si, os pedaços e discursam sobre tudo o que sentem/sentiram na aula e das pessoas que por eles passaram neste curto espaço de caminhada que tiveram até aqui.

Coloquei a mão na sacola também para tirar um pedaço de “mim”, peguei fios de lã colorido e construí minha imagem de abertura.





        Os estudantes também criaram, segue algumas imagens, pena que não há imagem dos diálogos realizados, estes ficarão guardados no espaço tempo que se realizou, só entre “mim” e eles.






              Com o intuito de mais diálogos com qualidade, foi elaborado duas atividades.

            Com os primeiros e segundos anos, a idealização e confecção de bonecos de jornal. A ideia era criar um motivo para a construção dos diálogos. Enquanto os estudantes confeccionavam, bons assuntos aconteciam. Após a confecção, foram instruídos para que em equipes ou duplas (escolhidos por eles) realizassem ensaios do que poderiam contar de histórias (situações fictícias e reais) utilizando como personagens os bonecos confeccionados. Depois, montamos em sala, com um tecido preto, uma espécie de “palco”, onde eles puderam “dialogar” com seus bonecos e por consequência, uns com os outros. Enquanto um grupo apresentava, os demais ouviam, interagindo com risadas e sugestões, tentando manter “um silêncio” que não se realizou, sabemos que até no silêncio podemos formalizar diálogos, porém muito tinha a ser dito, e silêncio era o que menos queriam.
               Como incentivo para a realização das atividade, os estudantes assistiram ao vídeo “Quintal da cultura – As aventuras de Pedro Malasartes”.


REGISTRO DA ATIVIDADE:

Criação de bonecos, como motivo...
... para construir diálogos.
Mais registros...
                                          






                                     
          Todas as apresentações foram filmadas, gerando expectativa nos pequenos esperando o grande momento para assistir suas criações.
                                            
 
Um trecho sem pretensões, para não expor a privacidade do estudante, porém necessário como mostra do registro do trabalho.


          Com as demais séries, resolvi explorar a arte da expressão pelo TEATRO. Como o tempo de aula é curto, escolhemos os “esquetes” como linguagem.
      Teatro do que? Para que? Calma, foi e está sendo moroso o processo de desenvolvimento das atividades. Como incentivo ao pensar, meu objetivo primeiro, recortei perguntas existências e coloquei em uma sacola, fazendo com que os alunos sorteassem sem nenhuma preocupação com respostas. Após o sorteio, liam em voz alta e tentavam responder mentalmente, em seguida eram orientados a colar as perguntas em qualquer local da escola, que eles considerassem movimentado, com o objetivo de o maior número possível de pessoas ser atingidas por aquela chuva de desestruturação de pensamentos em forma de questão. 
               Assim foi feito. Segue as questões utilizadas.

- POR QUE DEVO SER JUSTO?
- A SEMENTE DE UM CARVALHO É UM CARVALHO?
- PODEMOS TER CERTEZA DE ALGUMA COISA?
- A HUMANIDADE EVOLUI?
- PARA QUE SERVE A ARTE?
- O QUE FAZ DE NÓS MELHORES PESSOAS?
- A ALMA EXISTE?
- “NÃO EXISTEM PESSOAS MÁS, APENAS AÇÕES MÁS”. CONCORDA?
- É BOM ACREDITAR NO DESTINO?
- QUANDO É QUE PROTEGER É MAU?
- OBEDECER É DEIXAR DE SER LIVRE?
- A RELIGIÃO LIBERTA?
- É POSSÍVEL PROVAR A EXISTÊNCIA OU A INEXISTÊNCIA DE DEUS?
- É POSSÍVEL ENSINAR O QUE IGNORAMOS?
- OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS?
- O QUE É PRECISO PARA SE SER HUMANO?
- O CONHECIMENTO TEM LIMITES?
- O PENSAMENTO TEM LIMITES?
- DAMOS MAIS IMPORTÂNCIA À APARÊNCIA OU À REALIDADE?
- VIVEMOS NO MELHOR DOS MUNDOS POSSÍVEIS?
- PREFERIAS VIVER NUM FILME BOM OU NUMA MÁ REALIDADE?
- SER LIVRE É TER TUDO O QUE QUEREMOS?
- A APARÊNCIA É MAIS RICA QUE A REALIDADE?
- PARA PENSAR DEVEMOS DEIXAR DE PENSAR. CONCORDA?
- O QUE É A LIBERDADE?
- QUAL É MAIS BELO, UMA PEDRA OU UM DIAMANTE DE PLÁSTICO?
- O NADA EXISTE?
- O “NÃO” EXISTE?
- É POSSÍVEL GOSTAR DE ALGUÉM RADICALMENTE DIFERENTE DE NÓS?
- SERIA BOM VIVER PARA SEMPRE?
- DEVEMOS CUMPRIR SEMPRE AS REGRAS? 
- TUDO O QUE EXISTE É REAL?
- AS MÁQUINAS PODEM PENSAR?
- É SEMPRE NECESSÁRIO OBEDECER?
- DEVEMOS SER SEMPRE SINCEROS?
- OS PENSAMENTOS SÃO REAIS?
- QUERIAS VIVER NUM MUNDO SEM MALDADE?
- HÁ ALGO MAIS IMPORTANTE QUE A FELICIDADE?
- POR QUE DEVO SER JUSTO?
- OS ANIMAIS TÊM DIREITOS?
- PARA QUE SERVE O SER HUMANO?
- A VERDADE É PREFERÍVEL À MENTIRA?
- A CIÊNCIA MELHORA O HOMEM?
- A ESPÉCIE HUMANA TEM EVOLUÍDO PARA MELHOR?
- O QUE É SER HUMANO?
- AS PESSOAS MUDAM?
- É POSSÍVEL “NÃO ESTAR EM MIM”?
- PODEMOS SER FELIZES SOZINHOS?
- SOMOS AQUILO QUE PARECEMOS?
- “O QUE É VERDADE PARA MIM NÃO É VERDADE PARA TI”. CONCORDAS?
- A CIÊNCIA PODE CONHECER O AMOR?
- O QUE É UMA PESSOA BEM SUCEDIDA?
- O QUE É PENSAR POR SI PRÓPRIO?
- HÁ ALGO IMPOSSÍVEL DE PENSAR?
- O QUE É TER LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
- A SOCIEDADE CORROMPE O SER HUMANO?
- EDUCAR É MELHORAR OS INDIVÍDUOS?
- POR QUE ACREDITAMOS NO QUE ACREDITAMOS?
- AS COISAS PODERIAM TER SIDO DIFERENTES DO QUE SÃO?
- COMO É QUE NOS CONHECEMOS A NÓS PRÓPRIOS.
- QUAL O MELHOR ACESSO AO CONHECIMENTO DE MIM MESMO?
- OS ANIMAIS PENSAM?
- A CIÊNCIA É COMO UMA RELIGIÃO. CONCORDA?
- O CONHECIMENTO TEM LIMITES?
- O UNIVERSO PODIA NÃO EXISTIR?
- CONHECEMOS A REALIDADE?
- CONTROLAMOS A TECNOLOGIA OU ELA CONTROLA-NOS?
- É POSSÍVEL MENTIR A MIM PRÓPRIO?
- HÁ COISAS QUE ACONTECEM POR ACASO?
- O UNIVERSO É PERFEITO?
- A PERFEIÇÃO EXISTE?
- O UNIVERSO É UMA BOA INVENÇÃO?
- A ETERNIDADE EXISTE?
- COMO SABEMOS QUE SABEMOS?
- QUAL O FUNDAMENTO DO BEM E DO MAL?
- EXISTE UM SENTIDO DA VIDA?
- PODEMOS SER FELIZES SOZINHOS?
- SOMOS O QUE APARENTAMOS?
- SÓ DEVEMOS ACREDITAR NO QUE VEMOS?
- A NOSSA VIDA TEM OBJETIVO?
- QUAL O NOSSO LUGAR NO UNIVERSO?
- HÁ UM USO CORRETO PARA A NOSSA VIDA?
- É NECESSÁRIO ACREDITAR NO QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES?
- É SEMPRE POSSÍVEL CONHECER MELHOR UMA COISA?
- OS ADULTOS SABEM MAIS QUE AS CRIANÇAS?
- TODAS AS OPINIÕES VALEM O MESMO?
- QUANTO MAIS ESTUDAMOS MAIS SABEMOS?
- HÁ COISAS QUE NÃO DEVEMOS SABER?
- NADA É O QUE PARECE?
- SÓ SABEMOS O QUE NOS ENSINAM?
- O BEM EXISTE?
- PODEMOS SER BONS E MAUS AO MESMO TEMPOS?
- O QUE É O BOM?
- O QUE É A BELEZA?
- HÁ VÁRIOS TIPOS DE BELEZA?
- QUAL A ORIGEM DA BELEZA?
- A BELEZA ESTÁ DENTRO OU FORA DE QUEM A VÊ?
- O QUE FAZ DE ALGO “ALGO BELO”?
- A BELEZA É INFLUENCIÁVEL?
-NECESSITAMOS DA BELEZA?
- O QUE É O CONHECIMENTO?
- HÁ PENSAMENTOS SEM PALAVRAS?
- O CONHECIMENTO LEVA À FELICIDADE?
- A FELICIDADE É O FIM ÚLTIMO DA EXISTÊNCIA?
- O QUE É SER FELIZ?
- A VERDADE FAZ-NOS FELIZES?
- A IGNORÂNCIA TRAZ FELICIDADE?
- SOMOS OS NOSSOS MELHORES JUÍZES?
- POR QUE É QUE EXISTIMOS?
- O CONHECIMENTO ESPELHA A REALIDADE?
- SOMOS MAIS O QUE SONHAMOS OU O QUE FAZEMOS?
- O SER HUMANO É MAU POR NATUREZA?
- O QUE HAVIA ANTES DO UNIVERSO?
- PODEMOS SER IMORTAIS?
- O QUE NOS FAZ HUMANOS?
- TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER?
- O NADA É ALGUMA COISA?
- EXISTE O DESTINO?
- EXISTEM A SORTE E O AZAR?
- SOMOS INDEPENDENTES?
- SEI QUE EXISTO?
- O QUE É A CORAGEM?
- SOMOS MAIS QUE AQUILO QUE APARENTAMOS?
- PENSAMOS TUDO AQUILO QUE DIZEMOS?
- PODEMOS DIZER TUDO AQUILO EM QUE PENSAMOS?
- HÁ VIDAS SEM VALOR?
- O QUE DÁ VALOR À VIDA?
- SOMOS ETERNOS?
- PODEMOS SABER SE EXISTIMOS?
- SOMOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS
- POR QUE QUEREMOS SER FELIZES?
- VALE A PENA VIVER?
- O QUE HÁ DE MAU NA LIBERDADE?
- O CONHECIMENTO LEVA-NOS AO BEM?
PELAS NOSSAS VIDAS?
- É MELHOR PENSAR SOZINHO OU EM GRUPO?
- VALE A PENA VIVER?
- O QUE É PRECISO PARA SER FELIZ?
- O QUE NOS TORNA MAIS LIVRES?
- SERIA BOM PODERMOS CONTROLAR TOTALMENTE O NOSSO DESTINO?
- SERIA BOM SER ETERNO?
- SER LIVRE É FAZER O QUE QUEREMOS?
- É POSSÍVEL SER TOTALMENTE FELIZ?
- PODEMOS TER A CERTEZA DE QUE EXISTIMOS?
- PODEMOS ENGANAR-NOS QUANTO À NOSSA FELICIDADE?
- O QUE DÁ VALOR À VIDA?
- PODEMOS DIZER TUDO AQUILO EM QUE PENSAMOS?
- A IGNORÂNCIA TRAZ FELICIDADE?
-O CONHECIMENTO TRAZ FELICIDADE?
- A FELICIDADE É O PRINCIPAL FIM DO SER HUMANO?
- A VERDADE CONDUZ À FELICIDADE?
- O QUE É SER FELIZ?
- O QUE É UMA VIDA BOA E COMO A PODEMOS ALCANÇAR?
- O QUE FAZ COM QUE A VIDA VALHA A PENA SER VIVIDA?
- SERIA BOM VIVER ETERNAMENTE?
- SERIA BOM QUE A NOSSA VIDA SE REPETISSE ETERNAMENTE?
- SERIA BOM TERMOS TUDO O QUE QUEREMOS?
- OS ANIMAIS SABEM QUE EXISTEM?
- A VIDA É SIMPLES?
- O PENSAMENTO TEM REGRAS?
- O QUE É ESTAR ENGANADO?
- O QUE É A PERFEIÇÃO?
- HÁ SERES HUMANOS PERFEITOS?
- QUANDO É PERMITIDO MENTIR?
- O QUE É VIVER BEM?
- QUANDO É QUE A VIDA TEM SENTIDO?
- QUANDO É QUE DEVEMOS AJUDAR OS OUTROS?
- O QUE É SER RESPONSÁVEL?
- ESCOLHEMOS O NOSSO FUTURO?
- O QUE É A AMIZADE?
- O QUE É UMA PESSOA?
- EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PESSOAS?
EU EXISTO?
- EXISTIMOS ANTES DE NASCER?
- EXISTIMOS DEPOIS DE MORRER?
- A MORTE É UMA CERTEZA?
- É POSSÍVEL VIVER SEM REGRAS?
- PODEMOS VIVER SEM LEIS?
- QUEM DEVE GOVERNAR?
- OS OUTROS PODEM MANDAR EM NÓS?
- PODEMOS MANDAR NOS OUTROS?
- HÁ HOMENS INFERIORES?
- QUE REGRAS DEVEMOS SEGUIR?
- QUEM PODE TER LIBERDADE?
- É SEMPRE BOM TER LIBERDADE?
- PARA QUE SERVE A LIBERDADE?
- A MORTE É O FIM?
- DEUS EXISTE?
- DEUS PODE MORRER?
- EXISTE VIDA PARA ALÉM DA MORTE?
- POR QUE É QUE NOS PREOCUPAMOS COM O PASSADO?
- POR QUE É QUE NOS PREOCUPAMOS COM O FUTURO?
- HÁ MENTE SEM IDEIAS?
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE A GANÂNCIA E A AMBIÇÃO?
- A GUERRA É ALGO MAU?
-O QUE É A BELEZA?
- A VIDA HUMANA PODE TER UM PREÇO?
- O QUE É A JUSTIÇA?
- SÓ OS SERES HUMANOS FALAM?
- O QUE É A VERGONHA?
- O QUE É A CULPA?
- O QUE NOS FAZ PENSAR?
- O FUTURO PODE INFLUENCIAR O PASSADO?
- QUANDO DEVO PERDOAR?
- O QUE É A AMIZADE?
- O QUE É SER AMIGO?
- QUEM SOU EU?
- O QUE É QUE EM MIM É SÓ MEU?
- EXISTE O NADA?
- HÁ VERDADE NO ERRO?
- PODEMOS CONHECER TUDO O QUE HÁ?
- O TEMPO É REAL?
- A VIDA VALE A PENA?
- PORQUE EXISTE O MAL?
- QUAL A ORIGEM DAS IDEIAS?
- EXISTE O BEM E O MAL?
- SOMOS LIVRES?
- OS HOMENS SÃO MÁQUINAS?
- UM ESCRAVO PODE SER LIVRE?
- O AMOR TRAZ FELICIDADE?
- O HOMEM DESCOBRE-SE OU INVENTA-SE?
- QUAL A ORIGEM DAS IDEIAS?
-O TEMPO EXISTE INDEPENDENTEMENTE DE NÓS?
- AS IDEIAS SÃO REAIS?
- O QUE É O SENTIDO DA VIDA?
- PODEMOS TER A CERTEZA QUE O MUNDO EXISTE?
- PODEMOS TER IDEIAS CONFUSAS?
- DEVO OBEDECER SEMPRE AOS MEUS PAIS?
- SOMOS A MESMA PESSOA DESDE QUE NASCEMOS?
- O QUE É UMA IDEIA?
- PODÍAMOS VIVER SEM IDEIAS?
- PODÍAMOS VIVER SÓ COM AS IDEIAS DOS OUTROS?
- SER LIVRE É FAZER TUDO O QUE QUEREMOS?
- O OUTRO FAVORECE A MINHA LIBERDADE?
- PARA SER LIVRE BASTA SER INDEPENDENTE?

                Passado uma semana, tempo para toda a escola sorver tanta dúvida. Foi solicitado aos estudantes que após andar pela escola, escolhessem uma das questões (não necessariamente a que havia sorteado no inicio da atividade), trouxessem a questão para a sala, colassem no caderno e agora sim, tentassem responder de forma escrita. Em seguida, iniciamos algo novo com as turmas, um debate de ideias e pensamento, algo novo que vai permanecer no grupo.

                Em roda, o aluno lia sua questão, respondia e abria possibilidade para os colegas que discordassem da resposta ter a oportunidade de responder. Foram duas preciosas aulas de ideias e surpresas. Quão sábios são nossos pequenos.

Roda de ideias...

             Passado o calor das ideias chegamos a linguagem do teatro. Em equipes, os estudantes deveriam escolher uma das questões do grupo e representar a resposta. Gratificante foi o resultado.








CONTINUA...

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