Hoje quando fui buscar meu amado marido em sua escola, me deparei com uma surpresa. Ele estava realizando juntamente com os alunos da oitava série 01, uma exposição intitulada "IDENTIDADE". Fiquei deveras orgulhosa e quero dividir meu orgulho com os leitores do blog.
Parabéns Fábio Klement;
Parabéns aos alunos e a escola que permitiu e incentivou.
TEXTO DE ENTRADA
Uma das equipes espalhou frases por vários espaços da escola levando os colegas a refletirem sobre suas identidades e ações.
Um dos trabalhos que rendeu atenção especial, foi realizando num espaço escuro, apenas cadeiras para sentar e uma mensagem reflexiva cortando os ouvidos e fazendo alguns chorar. Filmei um ouvinte.
Outro trabalho bastante significante foi este.
Era uma simples caixa, aberta nos dois lados de forma a entrar as duas mãos, o visitante ( houve visitantes, os colegas de outras séries e turnos foram convidados a visitar e experiênciar) teria que sentar em frente a caixa e colocar as mão nas extremidades criadas.
Como aqui só usamos o sentido do tato, pois não há possibilidade de ver o que há na caixa, abre possibilidade para a imaginação.
uma visão do local para por as mãos, o que tem dentro??? Não conto, deixa a imaginação ferver! |
Observe com atenção:
Observe também as frases indicativas e pense a respeito.
"Os olhos são o caminho para a alma" |
" Olhe para dentro de você" |
... quanto tempo faz que não olhamos para dentro de nós,
para o que realmente queremos, para o que gostamos, para nossa verdadeira essência...
Esses alunos ao elaborar o trabalho, olharam... e esse olhar fará a diferença em suas vidas...
O QUE TINHA NA CAIXA???
O QUE TINHA NA CAIXA???
O objetivo era colocar os olhos em paralelo com as aberturas e obervar, um espelho delicadamente recortado estaria esperando no fundo da caixa, se é para olhar para dentro de você, use então a janela da alma.
O AUGE ...
... palco, cadeiras dispostas em semicírculo... VÍDEO ARTE...
... imagens, que ficam foscas, embaçadas, que se transformam em outro ser...
MUDANÇA... que passa por todos nós, a mudança do ser que sou, no ser que posso ser ... mudança consciente e inconsciente... mudança...
HOUVE REGISTRO
Além da imagens,
alguns alunos optaram por registrar seus sentimentos,
percepções e emoções...
...foi disponibilizado papel e canetão para o que os alunos pudessem fazer o registro, que ficou sendo uma obra a parte. |
PERCEBA...
... e seguia imagens que poderia se montadas mentalmente...
...quem, o que será.. |
... aí está.. |
Como concluir;
Este é o tipo de atividade que não deveria ter fechamento, nem conclusão, logo deixo em aberto para questionamentos, elogios e até críticas, elas também ajudam na construção da identidade.
Agradeço pela oportunidade de ter vivênciado tal experiência, parabenizo a direção e professores que colaboraram, os alunos que enriquecerm muito o dia de todos e ao professor de artes Fábio Klement, por não ter medo de ousar, e nesta ousadia criativa, incentiva outros docentes, pois afinal sabemos que é possível ,dá trabalho, muito trabalho, mas é possível.
Bjão a todos e me convidem para a próxima, que eu sei que terá.
Realmente nossos trabalhos ficaram ótimos , aprendemos muita coisa com o nosso trabalho e com o dos outros , esse trabalho faz as pessoas pararem pra pensar , no que elas nunca tem tempo de pensar ... No que eu realmente sou ? No que eu realmente quero ser ? Se eu realmente sou aquilo que eu demonstro ser ...
ResponderExcluir