Fazer uma retrospectiva das melhores atividades realizadas, traz nostalgia. Certa de que podemos colaborar com outros mestres e alunos deste mundão afora, publico aqui as atividades, que ao meu olhar, foram as mais apreciadas pelos alunos, logo as que trouxeram resultados positivos na busca do ensinar e do aprender.
PRIMEIRA ATIVIDADE:
Trabalhar as virtudes com alunos de sexto ano, é fundamental. Mas longe de só ficarmos nas teorias, que considero muito importante, esta idade tem a necessidade de atividades práticas, então após cópia dos textos sobre as virtudes, contação de histórias e exercícios com a família, sempre evidenciando a formação de valores, que tal sugerir um cartaz com colagem usando sementes com o nome e o significado das virtudes que mais chamam a atenção pela dificuldade em alcançá-la ou as que são presentes dentro do ambiente familiar e/ou escolar. A prática marca o conceito. Vejam alguns dos cartazes que ficaram expostos nos corredores da escola, chamando a atenção das outras séries, aguçando a curiosidade e reverberando as virtudes outrora estudadas.
SEGUNDA ATIVIDADE:
Sempre associando a teoria a prática, mais um trabalho interessante foi desenvolvido, desta vez com as sextas e sétimas séries, porém com temáticas diferenciadas. As sextas séries, se entregaram a pesquisa da biografia dos maiores líderes religiosos que já passaram pela terra. Após leitura e estudo, partiram para a atividade prática. As sétimas séries, se dedicaram a pesquisa das religões mais conhecidas e praticadas no globo, desde filosofia, lideranças, dogmas, símbolos, rituais (...), da mesma forma após leitura e estudo, partiram para a atividade prática. E qual foi? PERGAMINHO.
Bem, pegue um folha de papel banca, inteira ou rasgada, única ou colada uma a outra para dar comprimento ao pergaminho. Coloque pó de café dissolvido em água em uma bacia ou outro recipiente que possibilite a folha ficar de molho. Pode usar sim o café que sobrou na garrafa (Rsss). Deixe no molho por 12 horas de um lado, depois vire a folha. Você pode controlar a cor do seu pergaminho deixando mais ou menos tempo. As manchas que surgem naturalmente é que darão um toque especial ao pergaminho, é o que fará ele ser único, exclusivo. Depois da folha seca, cole madeira nas pontas para enrolar, e amarre com palha ou fita, ou coloque numa garrafa estilosa, ou numa caixa, enfim use sua criatividade.
Veja o resultado de algumas atividades, se gostou não deixe de comentar.
TERCEIRA ATIVIDADE:
Máscaras. Quem nunca as usou? Na busca pelo entendimento do SER e da reflexão acerca das máscaras que usamos diariamente, seja com a famíla, na escola, no trabalho, com os amigos, dentro da sociedade que muitas vezes exige que sejamos sem nosso querer, desenvolvemos um trabalho com máscaras de gesso. Aproveitamos também o estudo das máscaras e da religiosidade africana para desenvolver o exercício com a sétima série.
Chamo a atenção para a realização desta atividade, principalmente referente ao uso correto dos materiais. Será necessário que cada estudante tenha em mãos um creme facial, toalha de rosto para uso individual, um recipinte para água que pode ser de uso coletivo, e faixa do tipo engessada. A atividade pode acontecer na própria carteira do aluno, sugiro em duplas. É necessário uma programação de pelo menos três aulas para a realização. Nas duas primeiras para a cofecção e na última para pintura e ornamentos.
Siga o passo a passo:
Corte a faixa engessada em quadradinhos, já deixe preparado anteriormente para economizar tempo |
Passe creme nas sombrancelhas e nos cílios, é extremamente importante |
Coloque uma camada de papel toalha ou higiênico mesmo. |
Molhe o quadradinho de faixa engessada e coloque diretamente na pele, passando o dedo com delicadamente para obter um efeito liso. |
QUARTA ATIVIDADE:
Teatro. É uma das minhas paixões e sempre que posso utilizo essa ferramenta para realizar as atividades em sala. Desta vez a atividade será com as oitavas séries. "Mitos" é o assunto. A importância da crença nos mitos e sua utilização dentro da cultura religiosa. Deixei livre para que escolhessem quem faria parte da equipe e quais mitos que seriam interpretados. Aconteceu primeiramente a reflexão, seguindo de estudo em grupo, ensaio, preparação de figurinos e apresentação.
Segue imagens do processo:
Estudo |
Preparação do figurino |
Leitura em grupos |
Ensaios |
E foram muitas e belíssimas apresentações |
Muito carinho por todos os estudantes que construíram juntamnete comigo este delicioso caminho pelo aprender. Saudades sempre!!! E que venha 2012. Se gostou comenta e dê sugestões.Até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário